Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Educação Infantil: a educação 4.0 e consequências de grandes exposições as mídias digitais para as crianças de 4 e 5 anos

2023; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português

10.53660/224.prw304

ISSN

1541-1389

Autores

Ana Paula Ferreira de Lima, Cláudio Roberto Stacheira, Francisco Ramos de Melo, Marcelo Duarte Porto, Pedro Vinícius Barreto Souza, Sônia Bessa da Costa Nicacio Silva,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Esse estudo tem como objetivo promover um diálogo e uma análise referente à educação infantil: a influência da educação 4.0 e consequências de grandes exposições para as crianças de 4 e 5 anos. Esta investigação é produto de pesquisa bibliográfica, exploratória e fundamenta-se em averiguar como a escola tem utilizado as mídias digitais para desenvolver as habilidades cognitivas das crianças, quais as contribuições pedagógicas destas tecnologias na Educação Infantil e principalmente, destacar as sequelas em relação a grandes exposições tecnológicas. Mas o equilíbrio se faz necessário, portanto será abordado também as sequelas do uso excessivos dessas mídias, principalmente em relação ao uso precoce e exposições prolongadas que acabam por alterar o comportamento e desenvolvimento das crianças. Mediante tal fator, será destacado orientações sobre o uso de aparelhos eletrônicos, com fundamentação em diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Academia Americana de Pediatria (AAP), abordando idade de início do uso, mediação de tempo, conteúdos e sugestões de atividades que possam manter crianças afastados por mais tempo das telas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX