
Educação Infantil: a educação 4.0 e consequências de grandes exposições as mídias digitais para as crianças de 4 e 5 anos
2023; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português
10.53660/224.prw304
ISSN1541-1389
AutoresAna Paula Ferreira de Lima, Cláudio Roberto Stacheira, Francisco Ramos de Melo, Marcelo Duarte Porto, Pedro Vinícius Barreto Souza, Sônia Bessa da Costa Nicacio Silva,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoEsse estudo tem como objetivo promover um diálogo e uma análise referente à educação infantil: a influência da educação 4.0 e consequências de grandes exposições para as crianças de 4 e 5 anos. Esta investigação é produto de pesquisa bibliográfica, exploratória e fundamenta-se em averiguar como a escola tem utilizado as mídias digitais para desenvolver as habilidades cognitivas das crianças, quais as contribuições pedagógicas destas tecnologias na Educação Infantil e principalmente, destacar as sequelas em relação a grandes exposições tecnológicas. Mas o equilíbrio se faz necessário, portanto será abordado também as sequelas do uso excessivos dessas mídias, principalmente em relação ao uso precoce e exposições prolongadas que acabam por alterar o comportamento e desenvolvimento das crianças. Mediante tal fator, será destacado orientações sobre o uso de aparelhos eletrônicos, com fundamentação em diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Academia Americana de Pediatria (AAP), abordando idade de início do uso, mediação de tempo, conteúdos e sugestões de atividades que possam manter crianças afastados por mais tempo das telas.
Referência(s)