Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Diálogos sobre gênero

2023; Volume: 9; Issue: 18 Linguagem: Português

10.21166/rext.v9i18.2842

ISSN

2674-9319

Autores

Natalia Mueller Jenichen Perboni, Ednéia Casagranda Bueno, Andressa López Maffini, Eduarda Savioli Machado, Elaine Cristina Pires, Julia Emma Hackbarth, Júlia Guidi Leite,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

O presente estudo é um relato de experiência do projeto de extensão Discutindo a Relação (#DR), da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). O #DR é um projeto interdisciplinar norteado pelo Programa Saúde na Escola no enfrentamento de vulnerabilidades sociais, que promove reflexões com vistas a contribuir na aprendizagem e no fortalecimento de relações. Este relato apresenta a intervenção sobre desigualdade de gênero realizada com 245 estudantes do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal. A escolha do tema considerou a sua importância nas discussões no âmbito escolar, pois atravessa contextos sociais e relações de dominação estabelecidas em raízes históricas e em valores culturais. A intervenção foi dividida em três momentos: 1) quebra-gelo para o compartilhamento de perspectivas e conhecimentos dos estudantes; 2) atividade de verdadeiro e falso abordando gênero como construção biopsicossocial e política, divisão social do trabalho, maternidade compulsória, movimento LGBTQIA+, heteronormatividade, população trans, violência contra a mulher e Lei Maria da Penha; 3) perguntas sobre o tema/ atividades para avaliação. A realização das oficinas com adolescentes de ambos os sexos, binários e não-binários, mostrou que a maioria absoluta (>90%) classificou as metodologias empregadas e seu próprio aprendizado com nota superior a 8,0.

Referência(s)