
Inovação pedagógica sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura
2023; Volume: 18; Issue: 43 Linguagem: Português
10.37084/rematec.1980-3141.2023.n43.pe2023011.id469
ISSN2675-1909
AutoresLara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, Daniel Brandão Menezes, Maria José Costa dos Santos,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoO objetivo da pesquisa é analisar o uso dos perfis de aprendizagem, a partir de ações e estratégias, como ferramenta auxiliar para os processos de ensino e aprendizagem como instrumento de inovação pedagógica. A estratégia exploratória de pesquisa lançou mão e uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) entre o período de 2018 a 2022, utilizando os bancos de dados Google Acadêmico e Periódicos da Capes. Buscou-se analisar os artigos e publicações que tratavam da inovação pedagógica, criatividade e os perfis de aprendizagem, com vista a obtenção de pesquisas relacionadas indicativas a mudança de postura docente. Foram encontrados nove trabalhos que atenderam as categorias estabelecidas. O estudo demonstrou que o professor inovador que utiliza os estilos de aprendizagem, auxilia na compreensão dos conteúdos e nas atividades pelos alunos, favorecendo uma aprendizagem de qualidade
Referência(s)