
A EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO ESTADO DA GEÓRGIA, ESTADOS UNIDOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, IMPLEMENTAÇÃO E ACESSO
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5380/jpe.v17i2.86865
ISSN2317-6849
AutoresViviane Klen-Alves, Laura Rampazzo,
Tópico(s)Multilingual Education and Policy
ResumoAs reformas educacionais que vêm sendo implantadas no Estado da Geórgia, nos Estados Unidos, incluem a educação bilíngue como um direito de todas as pessoas. O ensino em duas línguas, também conhecido como ensino bilíngue ou multilíngue (GARCIA 2019), tem como objetivo aumentar a competência linguística e cultural dos alunos para que esses participem de comunidades multilíngues nos seus países e no mundo (ACTFL, 2019). Tendo como referencial teórico discussões correntes sobre o direito à educação pública de qualidade para todos (TOMAŠEVSKI, 2005), este artigo apresenta uma análise dos objetivos apontados nas políticas públicas estaduais e a justificativa para ampliar o ensino de pelo menos seis línguas adicionais no estado da Geórgia: espanhol, chinês, alemão, japonês, coreano e francês. Através de uma análise documental, apresenta-se um panorama da implementação de educação pública bilíngue gratuita em 70 programas bilíngues distintos, distribuídos em quatorze distritos diferentes. O texto também discorre sobre as estratégias propostas pelo departamento de Educação da Geórgia (GADOE) para promover o ensino em duas línguas, evidencia os resultados atingidos com a implementação desses programas e discute alguns passos necessários para oferecer uma educação equânime em duas línguas.
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