Artigo Acesso aberto Produção Nacional

SIGNIFICANT LEARNING IN PHYSICS TOPICS RELATED TO ASTRONOMY A TEACHING SEQUENCE

2022; Linguagem: Português

10.5151/siintec2022-241199

ISSN

2357-7592

Autores

Fábio de Sousa Santos, Adroaldo Santos Soares,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Os tópicos de Física possuem conteúdos relacionados a astronomia, entre eles: o estudo dos conceitos introdutórios sobre astronomia, estudo do nascimento, vida e morte das estrelas, o Paradoxo de Olbers e os princípios cosmológicos estudados no ensino médio. Neste artigo foi aplicado um estudo de caso utilizando uma sequência de ensino desenvolvida com o uso do software Stellarium como recurso para motivação dos discentes. Foi utilizado neste estudo a Teoria da Aprendizagem Significativa através da aplicação e análise de uma sequência de ensino com uma abordagem quantitativa e qualitativa. Os resultados dos questionários e das atividades realizadas deram indícios de que houve a ampliação da estrutura cognitiva dos alunos, de modo que eles puderam ancorar novas informações, conceitos, argumentos e explicações referentes à Astronomia.

Referência(s)
Altmetric
PlumX