PRIMEIRAS REFLEXÕES SOBRE CURRÍCULO NA DISCIPLINA LAZER E RECREAÇÃO NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO PARANÁ
2006; Fédération internationale d'Education physique; Volume: 76; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2412-2688
AutoresLiamara Schwarz, Maurício Roberto da Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste estudo, em andamento, tem objetivos analisar os curriculos da disciplina Lazer e Recreacao, no âmbito dos curriculos de formacao em Educacao Fisica do Estado do Parana, visando captar os conceitos de lazer e recreacao, bem como as praticas pedagogicas dos professores da disciplina. Esta investigacao se justifica, considerando que, grande parte dos curriculos em Educacao Fisica no Brasil, ainda traz em seus pressupostos o conceito funcionalista e utilitarista do lazer e da ideia da pratica pedagogica recreativa apenas como mero repasse de jogos e brincadeiras. Alem disso, percebe-se que ha ainda, sobretudo nos cursos de Educacao Fisica uma visao do senso-comum que considera a recreacao como “coisa de crianca”, atividades para amenizar os problemas da vida cotidiana, pao e circo, “animacao” e outras percepcoes a respeito. A metodologia utilizada esta se verificando atraves da investigacao de carater qualitativo e, alem disso, uma pesquisa empirica que envolve a combinacao entre a pesquisa documental (analise do curriculo), as entrevistas e a pesquisa bibliografica. O locus do estudo esta delimitado para os cursos de Licenciatura das Universidades Estaduais do Parana. Os resultados provisorios apontam, salvo raras excecoes, para a ideia Recreacao voltada para o consumo de atividades recreativas voltadas para a pratica dos joguinhos e brincadeiras, assim como acampamentos, gincanas e outras atividades, visando subsidiar as aulas de Educacao Fisica a partir do entendimento de aulas especificas de “recreacao”. Alem disso, percebe-se nos curriculos, uma forte tendencia as praticas ditas “ludicas”, voltadas para o mercado da Industria do Entretenimento (hoteis, festas de aniversario, excussoes e outras).
Referência(s)