Artigo Acesso aberto Produção Nacional

TEORIA DE CAMPOS E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTEGRADAS NA ANÁLISE DAS TRANSIÇÕES ENTRE AS INTERFACES MATEMÁTICAS

2023; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português

10.47820/recima21.v4i3.2932

ISSN

2675-6218

Autores

Dênis Carlos Lima Costa, Dener Francisco Ferreira da Silva, Fabrícia Ribeiro, Renata Pinheiro Chaves, Heictor Alves de Oliveira Costa,

Tópico(s)

Diverse scientific research topics

Resumo

A Matemática é uma criação humana. Sendo assim, a humanidade possui a responsabilidade de disseminar o contentamento e a relevância dessa invenção, no sentido de fazer as(os) estudantes acreditarem que a Matemática é acessível e factível de ser aprendida. Esse trabalho apresenta como propósito primário, reconhecer as fronteiras entre os campos da Matemática, tratados no ensino fundamental, considerando três Interfaces: Aritmética, Álgebra e Geometria. A pesquisa se beneficiou da Teoria de Campos e da estratégia de Inteligência Artificial para analisar e interpretar os resultados obtidos com a intervenção de Atividades Experimentais no processo de ensino-aprendizagem de Matemática. A investigação foi desenvolvida na Usina da Paz da Cabanagem, na Cidade de Belém do Estado do Pará, envolvendo estudantes do 5° ao 9° ano, de cinco escolas da rede púbica. A metodologia aplica a resolução Matemática-Computacional das equações da Teoria de Campos em Árvores de Decisão. Os resultados indicam qual a principal Interface para cada período de ensino, identificando as fronteiras de transição entre essas Interfaces.

Referência(s)