
APRENDIZAGEM DE UMA SEQUÊNCIA DE PASSOS DO SAPATEADO E SEU EFEITO SOBRE A COORDENAÇÃO MOTORA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
2022; UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; Volume: 29; Issue: 2 Linguagem: Português
10.31501/rbcm.v29i2.11889
ISSN2237-9002
AutoresJosiane Medina-Papst, Rodrigo Martins de Oliveira Spinosa, Dalberto Luiz De Santo, Rafaela Zortéa Fernandes Costa,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO objetivo desse estudo foi investigar o efeito de aulas de sapateado na aprendizagem de uma sequência de passos e na coordenação motora de crianças. Participaram 27 crianças (14 meninos e 13 meninas), com média de idade de 9,07 (± 0,26) anos, estudantes do terceiro ano do ensino fundamental. As crianças foram avaliadas em relação à estrutura espacial e temporal de uma sequência de passos do sapateado em três momentos (pré-teste, pós-teste e retenção) e em relação a coordenação motora em dois momentos (pré-teste e pós-teste). Realizou-se uma intervenção de seis aulas de sapateado, 2 vezes por semana, em dias alternados, com duração de 50 minutos cada, que ocorreram durante as aulas regulares de Educação Física escolar. Os resultados demonstraram que, após o período de intervenção, as crianças aprenderam a sequência de passos do sapateado, melhorando significativamente a organização espacial e temporal. Ainda, observou-se que, após as aulas de sapateado, as crianças apresentaram ganhos significativos na coordenação motora. Conclui-se que as aulas de sapateado, inseridas no contexto da educação física escolar, foram benéficas para a aprendizagem motora dos passos, além de contribuir no desenvolvimento da coordenação motora.
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