
CONTRIBUIÇÃO DO LETRAMENTO NO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
2023; Faculdade Novo Milênio; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português
10.54751/revistafoco.v16n3-125
ISSN1981-223X
AutoresAna Paula Barreto De Matos, Joice Barreto dos Santos Almeida, Jeluse Barreto Dos Santos,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste estudo objetivou avaliar a contribuição do letramento no processo de ensino e aprendizagem nas turmas da Educação de Jovens e Adultos, bem como, investigar o nível de aprendizagem dos alunos locados na Escola Municipal Profº. Edgard Santos do município de Crisópolis/BA e determinar o grau de conhecimento dos docentes, acerca do letramento. Para este estudo, foi utilizado como método de coleta de dados, a pesquisa descritiva e observacional com enfoque qualitativo. A partir da análise dos dados, pode-se perceber o baixo rendimento dos alunos, principalmente, dos pertencentes à turma de professores com um menor nível acadêmico. Percebeu-se também, à necessidade de uma formação continuada para os profissionais, que reconhecem possuir pouco conhecimento sobre o assunto tratado. Desse modo, os resultados mostram o quanto é importante, dominar as múltiplas formas de letramento, tornando a aprendizagem significativa, favorecendo assim, na formação de alunos protagonistas/atuantes na sociedade que vive.
Referência(s)