
“Alegria, alegria é o estado que chamamos Bahia”
2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 25; Issue: 50 Linguagem: Português
10.20396/lil.v25i50.8670660
ISSN2674-7375
AutoresAndré Gaspari, Palmira Heine Alvarez,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoObjetivando discutir os modos de discursivização dos corpos em anúncios publicitários do carnaval de Salvador, pretende-se refletir sobre como estes significam, sendo atravessados pelo discurso da baianidade, em anúncios publicitários do carnaval de Salvador. Partindo da ideia de que o corpo é elemento discursivo, interessa-nos observar o modo como os já-ditos de uma baianidade encenada atravessam os corpos dos sujeitos estampados nas campanhas publicitárias escolhidas, discursivizando-os como diversos e colocando-os em simbiose com a cidade. Para isso, recorreremos ao arcabouço teórico da Análise do discurso pecheutiana, que fornece as bases necessárias para reconhecer vestígios históricos relacionados aos objetos simbólicos investigados (condições de produção),identificar de que modo o simbólico participa do processo de formulação de sentidos (campo das materialidades) e compreender como, a partir do imaginário, os efeitos de sentido são regulados, de maneira a dissimular a dimensão material contraditória do processo interdiscursivo (posições de sujeito).
Referência(s)