Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Método enunciativo de leitura (MEL)

2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 25; Issue: 50 Linguagem: Português

10.20396/lil.v25i50.8671016

ISSN

2674-7375

Autores

Jocyare Cristina Pereira de Souza, Ana Carolina Sandroni, Luciana Teixeira de Souza,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente estudo toma como proposta de reflexão a realidade da Educação Básica brasileira que revela, segundo estatísticas do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) - 2018, problemas consideráveis em relação à competência leitora dos estudantes. Considerando a perspectiva teórica Semântico-Enunciativa de Guimarães (2002, 2018), propõe o Método Enunciativo de Leitura (MEL) enquanto pedagogia multidisciplinar de desenvolvimento de competências que viabilizem, concretamente, habilidades leitoras em quaisquer áreas do conhecimento. Este dispositivo reporta-se à prática de leitura de textos que circulam nas esferas sociais desses alunos - cuja temática seja a abordagem à Cultura e História Regional/Local dos municípios - e a procedimentos de análise sob uma perspectiva enunciativa.

Referência(s)