Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Letramento matemático na BNCC

2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 30; Linguagem: Português

10.20396/zet.v30i00.8660332

ISSN

2176-1744

Autores

Anie Masquete Paruta, Virgínia Cardia Cardoso,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este estudo busca analisar como o Letramento Matemático é abordado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir da análise textual discursiva, procuramos compreender o conceito de letramento matemático que envolve além da consideração das práticas sociais no ensino, a busca por favorecer um olhar crítico frente às questões sociais. Assim, a relevância deste estudo decorre de considerar o letramento matemático como perspectiva, que busca considerar no ensino da matemática o contexto social e a formação de cidadãos que possuem autonomia para compreender e atuar na realidade. Como se trata de uma indicação normativa, se faz necessário um olhar atento, de modo que a BNCC não seja sinal de retrocesso no trabalho com a matemática. A partir deste estudo, foi possível perceber que a BNCC considera o letramento matemático no texto de apresentação da área, porém, há pouca evidência desta perspectiva nas habilidades indicadas.

Referência(s)
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PlumX