
arte de ensinar e a pandemia covid-19
2021; Volume: 6; Issue: 01 Linguagem: Português
10.29280/rappge.v6i01.10102
ISSN2527-0141
AutoresHércules Guimarães Honorato, Aracy Cristina Kenupp Bastos Marcelino,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO objetivo deste estudo é apresentar a pluralidade de olhares dos docentes, que está a emergir das diversas ações empreendidas para minimizar as dificuldades que se apresentam no ensino remoto emergencial (ERE), requerido pelo fechamento das escolas devido à pandemia de Covid-19. Sua relevância encontra-se nas ações e reações dos envolvidos, e constituem-se em possibilidades para gerar políticas públicas que motivem e fomentem a educação de qualidade. A seguinte questão norteou este trabalho: que lições poderiam ser aprendidas pelos envolvidos em sua prática docente após a reabertura das escolas? Foi realizada uma pesquisa exploratória, com a escolha da abordagem metodológica de investigação qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário on-line, direcionado aos professores que atuavam em sala de aula e passaram a atuar no ERE. As lições desveladas: melhorar nossa formação ou pós-formação com a introdução de disciplinas ligadas aos meios digitais e tecnológicos; compreender que a educação a distância é uma possibilidade de ser aplicada em nossa prática docente; incluir no Projeto Político Pedagógico alternativas viáveis de ensino, aprendizagem e avaliação; nas reuniões de pais e mestres ou de conselho de classe, procurar colher todas as observações possíveis, tanto positivas quanto negativas. As lições destacadas: precisamos recalcular rotas, minimizar as dúvidas que surgem na prática, de maneira a nos adaptarmos às novas estratégias tecnológicas da arte de ensinar.
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