Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Laboratório de práticas no ensino de administração: percepções em uma universidade pública

2023; Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português

10.7769/gesec.v14i3.1885

ISSN

2178-9010

Autores

Paulo Márcio De Morais, Sidnéia Maia de Oliveira Rêgo, Edivaldo Rabelo de Menezes, Mayara Muniz de Oliveira, Silvia Manoela Santos de Jesus, Yáscara Pryscilla Dantas Costa, Francisco Souza Rego Filho, Rafael Demetrius Rodrigues De Souza,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O estudo tem como objetivo fomentar a utilização de um Laboratório de Práticas no Curso de Administração. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Foram inicialmente selecionados cursos de Administração, conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), foram selecionados aqueles que possuíam Laboratório de Práticas (LP), onde foram levantadas atividades realizadas nesses espaços. Em seguida, foram aplicados questionários com professores que atuam em um Curso de Administração em uma universidade pública, no intuito de conhecer percepções e perspectivas com Laboratório de Práticas. Os cursos selecionados apresentaram poucas informações sobre seus laboratórios, a maioria apresenta laboratórios de informática com usos diversificados. Os professores participantes da pesquisa se mostraram conscientes da importância dos laboratórios, a maioria revelou experiências com atividades práticas vivenciadas em outras instituições, eles veem o laboratório como espaço potencial para utilizar metodologias ativas, ferramentas geradoras de ideias e de diagnóstico organizacional.

Referência(s)