
Possibilidades de utilização pedagógica do conceito de consciência de Vygotsky no Brasil:
2022; Volume: 6; Issue: 01 Linguagem: Português
10.29280/rappge.v6i01.9962
ISSN2527-0141
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo consiste em uma revisão sistemática sobre possibilidades de uso pedagógico do conceito de consciência, de L. S. Vygotsky, em pesquisas Stricto sensu, materializadas em teses e dissertações desenvolvidas no Brasil. Para tal, desenvolve aprofundada revisão de literatura a partir dos originais de Vygotsky sobre o referido conceito e apresenta resultados de pesquisa realizada junto à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – que buscou investigações que abordassem o conceito de consciência na perspectiva vygotskiana e o aplicassem/analisassem em situações pedagógicas. Da busca sistemática e análise minuciosa, realizada em fevereiro de 2019, que resultou em 195 pesquisas (combinando as palavras "Vy(i)gotsky(i)" e "Consciência" nos títulos e nos resumos), foram verificadas quatro que relacionavam tomada de consciência (Osoznanie) a alguma prática pedagógica, sendo duas teses e duas dissertações. O achado mais relevante se refere ao fato de que as quatro pesquisas relacionaram esse conceito a atividades pedagógicas sobre o ensino e/ou o domínio da linguagem escrita. Ao final, salienta-se que ainda são poucas as pesquisas Stricto sensu no Brasil que abordam esse tão central conceito de Vygotsky em relação a práticas pedagógicas – sendo nenhuma na Região Norte do país até a data da busca sistematizada empreendida. Por se tratar de um conceito deveras importante na obra vygotskiana, indica-se que pesquisadores vinculados à Teoria Histórico-Cultural possam utilizá-lo com maior frequência em estudos e em práticas pedagógicas, visto seu estreito vínculo com os processos de aprendizagem, de desenvolvimento e de superação de dificuldades por estudantes no campo cognitivo. Palavras-chave: Consciência; Vygotsky; Prática pedagógica; Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações; Teoria Histórico-Cultural.
Referência(s)