
Das salas de aula aos ambientes virtuais: Percepção discente sobre as aulas virtuais como ciberespaços de aprendizagens no curso de enfermagem
2023; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 12; Issue: 4 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v12i4.40749
ISSN2525-3409
AutoresKarlla da Conceição Bezerra Brito Veras, Raimundo Augusto Martins Torres, Breno da Silva Albano, Edine Dias Pimentel Gomes, Isabela Gonçalves Costa,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoObjetivo: O presente estudo apresentou o objetivo de analisar os discursos dos estudantes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE), sobre o uso das “salas virtuais” como estratégia de ensino pedagógica no contexto da pandemia da COVID-19. Método: Trata-se de um estudo de caráter exploratório e descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa. A pesquisa foi realizada de forma online, através do envio do link do questionário do google forms e participaram um total de 40 estudantes. Resultados: Os resultados mostraram que como pontos positivos nas aulas virtuais, os estudantes ressaltaram: uso das tecnologias como estratégias de aprendizado; flexibilização e personalização do processo ensino-aprendizagem; protagonismo universitário; aula em tempo real em que os estudantes participam de forma ativa. E como pontos negativos: dificuldade em estabelecer rotina diária para os estudos; dependência da tecnologia para as aulas ao vivo; problemas de conexão de internet durante as aulas; diminuição da interação e socialização dos envolvidos; incipiência de participação dos alunos durante a aula remotas; e impossibilidade de realização das aulas práticas que exigem serviços e/ou laboratórios de saúde. Conclusão: Conhecer a percepção dos estudantes sobre as aulas virtuais no curso de enfermagem, ajudou a desmistificar a realização de disciplinas na área da saúde, ampliando a construção das disciplinas em torno das TDIC’s, possibilitando contribuir com a formação dos universitários, utilizando metodologias ativas que aprimoram o ensino de enfermagem e estimulem a autonomia compartilhada entre discentes e docentes.
Referência(s)