Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Acessibilidade nos Repositórios Institucionais da Universidades Brasileiras e Mexicanas

2023; Volume: 17; Linguagem: Português

10.36311/1981-1640.2023.v17.e023013

ISSN

1981-1640

Autores

Lucilene Aparecida Francisco, Terezinha Elisabeth da Silva, Paula Regina Ventura Amorim Gonçalez,

Tópico(s)

E-Learning and Knowledge Management

Resumo

Os repositórios buscam reunir, organizar e divulgar a produção científica e tecnológica, contribuindo para a preservação da cultura e da memória institucional. Têm como pré-requisito o propósito de franquear o acesso à informação a toda a comunidade. A partir dessa concepção, este estudo objetivou verificar o índice de acessibilidade dos repositórios institucionais brasileiros e mexicanos a partir do avaliador e simulador de acessibilidade e usabilidade em ambientes digitais Access Monitor, destacando os pontos de conformidade e não-conformidade com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) do World Wide Web Consortium (W3C). Esta é uma pesquisa exploratória e descritiva realizada diretamente nos endereços eletrônicos dos repositórios das dez primeiras universidades brasileiras e mexicanas indicadas pelo Ranking Web of Universities em fevereiro de 2022. Os resultados mostraram que os sites avaliados tiveram pontuação inferior a 7.0 e que as práticas se concentram no nível “A”, apontando que, quando aceitáveis, não são suficientes para garantir a acessibilidade e, quando inaceitáveis, os websites não cumprem os critérios básicos das Diretrizes. Como considerações finais, destaca-se a necessidade de os repositórios adequarem-se aos padrões de acessibilidade propostos pelas Diretrizes, adotando o Modelo Social da Deficiência como filosofia para suas ações.

Referência(s)