Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

SUJEITOS, COREOGRAFIAS E RELAÇÕES DESENVOLVIDAS, A PARTIR DE UM FESTIVAL DE DANÇAS ESCOLARES NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

2023; Volume: 53; Issue: 53 Linguagem: Português

10.19179/rdf.v53i53.1197

ISSN

2319-0868

Autores

Rodrigo Lemos Soares, Denise Prado Costa, Billy Graeff Bastos,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este texto possui como proposta analisar as relações de participação no Festival Dança Estudantes. A pesquisa foi possível pela participação de três professoras e dois oficineiros vinculadas(os) a Prefeitura Municipal do Rio Grande. A metodologia é qualitativa, com uso de entrevistas semiestruturadas e individuais, as quais foram gravadas, transcritas e refletidas sob a técnica da Análise de Conteúdo. As respostas centram-se na elaboração coreográfica que deriva de múltiplos artefatos culturais que motivam os sujeitos a participarem do evento, orientados(as) por compreensões distintas sobre dança e competição. Ocorrem transformações nos contextos escolares, pelo envolvimento da comunidade, a fim de oportunizar a participação dos sujeitos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX