Design de jogos e gamificação para aprendizagem: uma perspectiva andragógica
2023; Volume: 18; Issue: 48 Linguagem: Português
10.35168/2175-2613.utp.pens_ed.2023.vol18.n48.pp129-142
ISSN2175-2613
AutoresAndréa Cristina dos Santos, Andrea Filatro,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoO presente artigo apresenta um espaço de reflexão sobre o design de jogos e gamificação sob uma perspectiva andragógica, analisando seu potencial para o desenvolvimento de uma andragogia contemporânea. A metodologia aplicada abrange uma análise das publicações sobre o tema no período entre 2018 e 2020, observando os contextos de pesquisa, tipos de jogos e referenciais teóricos mais utilizados. Os contextos de análise incluem educação superior, educação continuada, educação corporativa e formação de professores. Como resultado, são apontados alguns fatores importantes na adoção de jogos na aprendizagem de adultos, à medida que estes oportunizam o uso de habilidades cognitivas com suporte lúdico, promovendo a recuperação da memória, a tomada de decisões e o raciocínio rápido, além de promoverem as relações sociais por meio da criação de comunidades de aprendizagem com interesses comuns. Palavras-chave: Andragogia. Jogos. Gamificação. Design de jogos para a aprendizagem de adultos. Educação de adultos
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