
ESTÁGIO, FORMAÇÃO E DOCÊNCIA EM ARTE: AS MARCAS PRESENTES NOS RELATOS DE UM GRUPO DE ALUNAS
2008; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.33871/19805071.2008.3.1.1628
ISSN1980-5071
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoO artigo apresenta algumas considerações sobre o estágio na formação deprofessores de artes visuais, centrando a atenção nos relatos das alunas estagiárias. O campo deestudo envolveu a trajetória de um grupo de alunas do quarto ano do turno da manhã do cursode licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Artes do Paraná no ano de dois mil e seis, nadisciplina de prática de ensino e estágio. O intuito foi sobrepor aos choques e conflitosvivenciados no estágio, questionamentos sobre o curso, a disciplina e a escola e possibilidadesde ação. Conclui-se que o estranhamento entre formação e atuação sentido pelas alunas aorealizarem o estágio deve ser um importante elemento desencadeador de atitudes reflexivas,investigativas e processuais no curso de licenciatura em questão.PALAVRAS-CHAVE: estágio, formação inicial, ensino de arte.
Referência(s)