
Do tempo medido ao tempo sentido: a rítmica de Gramani em uma perspectiva africanista
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33871/23179937.2019.7.2.2880
ISSN2317-9937
AutoresBianca Ribeiro, Luiz Henrique Fiaminghi,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoEste trabalho apresenta parte da pesquisa de análise em torno dos estudos rítmicos de José Eduardo Gramani apresentados em Rítmica (1988) e Rítmica Viva (1996). Nossa hipótese é a de que o uso de ostinatos em seus Sambas se assemelha ao uso das timelines na música africana, explorando princípios da rítmica aditiva que geram motivos assimétricos e dialogam com os padrões polirrítmicos da Costa Oeste da África. Tal abordagem desses estudos dentro das perspectivas abertas pela musicologia africana nos permite traçar desdobramentos ligados à performance e à criação musical, estimulando a dissociação de movimentos, percepção e experimentação do fenômeno rítmico.
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