Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Do tempo medido ao tempo sentido: a rí­tmica de Gramani em uma perspectiva africanista

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33871/23179937.2019.7.2.2880

ISSN

2317-9937

Autores

Bianca Ribeiro, Luiz Henrique Fiaminghi,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Este trabalho apresenta parte da pesquisa de análise em torno dos estudos rí­tmicos de José Eduardo Gramani apresentados em Rí­tmica (1988) e Rí­tmica Viva (1996). Nossa hipótese é a de que o uso de ostinatos em seus Sambas se assemelha ao uso das timelines na música africana, explorando princí­pios da rí­tmica aditiva que geram motivos assimétricos e dialogam com os padrões polirrí­tmicos da Costa Oeste da África. Tal abordagem desses estudos dentro das perspectivas abertas pela musicologia africana nos permite traçar desdobramentos ligados à performance e à criação musical, estimulando a dissociação de movimentos, percepção e experimentação do fenômeno rí­tmico.

Referência(s)