Artigo Acesso aberto Revisado por pares

pareSeres da terra e a música popular portuguesa no Conservatório do Vale do Sousa

2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português

10.33871/23179937.2017.5.3.2162

ISSN

2317-9937

Autores

António José Pacheco Ribeiro,

Tópico(s)

Diverse Musicological Studies

Resumo

Este artigo aborda a problemática do ensino da música em Portugal, após a sua inserção no sistema geral de ensino, e apresenta um relato de experiência desenvolvido no Conservatório do Vale do Sousa - Lousada, no âmbito do projeto pareSeres da terra. Este projeto tem como principal propósito responder às necessidades de renovação da escola de música. Neste sentido, pretende consciencializar para a necessidade de introduzir no currí­culo do Conservatório do Vale do Sousa outras tipologias musicais, ou seja, outros estilos e géneros musicais, divulgar o património musical português não erudito, sensibilizar os mais novos para a preservação da cultura musical portuguesa e solidificar o projeto de escola. Apresenta, igualmente, uma viagem retrospetiva em torno da programação levada a cabo durante estes dez anos de evento e conclui-se que pareSeres da terra representa uma proposta inovadora e de ruptura com a conceção de escola de música assente no paradigma tradicional.

Referência(s)
Altmetric
PlumX