Editorial
2022; Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, SBBq; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.16923/reb.v20i1.1036
ISSN2318-8790
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA equipe da Revista de Ensino de Bioquímica, inspirada no seu Editor-Sênior Prof. Bayardo Torres, segue incentivando a pesquisa no Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, como também, o desenvolvimento de atividades educacionais para o ensino básico e superior.Estes propósitos, associados às dificuldades geradas a partir pandemia da COVID-19, encorajaram os autores a compartilharem suas pesquisas e práticas de ensino-aprendizagem, incrementando o número de submissões para a Revista.É importante ressaltar que a Revista alterou a sua política editorial, a qual indica o limite de até seis autores, salvo por solicitação e autorização dos editores, com a obrigatoriedade de haver, pelo menos, um dos autores com graduação completa. Toda submissão deve estar acompanhada de carta ao editor, citando a contribuição de cada coautor do artigo. A Revista atualizou o arquivo modelo da submissão, incluindo melhorias na estrutura dos artigos por seção. O novo modelo traz instruções mais claras, alterações no layout, além do uso de estilos para as páginas e texto (arquivo modelo).Além disso, reforçamos as questões relacionadas com a ética na pesquisa, sendo que todos os artigos submetidos passarão por sistema de verificação de plágio, como o NoPlagio (indicamos que os próprios autores usem a ferramenta antes de realizar a submissão), assim como será verificado se a pesquisa atendeu aos critérios indicados pelo CONEP para pesquisas envolvendo seres humano, com especial atenção à Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016, que trata das pesquisas na área de ciências humanas e sociais.O primeiro número do volume 20 da Revista de Ensino de Bioquímica é composto por cinco artigos na seção “Inovações Educacionais” e quatro artigos na seção “REB na Escola”.Na seção “Inovações Educacionais” são descritos modelos distintos de metodologias ativas. Há dois artigos no modelo de jogos de tabuleiro, mas com dinâmicas diferentes, inspirados em jogos comerciais. Ambos envolvem biomoléculas e seu metabolismo. Outro artigo descreve recurso pedagógico que estimula a criação de revistas didáticas no estilo “Passatempo” sobre Morfofisiologia do Sistema Endócrino. Há, também, um artigo apresentando experimentos laboratoriais para a apropriação dos conceitos de detergência e emulsificação de lipídios, com a tentativa do encaminhamento para um modelo teórico de inativação do vírus SARS-Cov-2. Completando esta seção, aparece o relato de uma prática de ensino sobre os temas do Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória e sua aplicação em patologias específicas, usando a estratégia de grupos de estudo e de “sala de aula invertida”.Na seção “REB na Escola”, os quatro artigos mostram estratégias diferentes para abordagens de temas pertinentes ao ensino médio. O primeiro relata uma experiência educacional durante a pandemia da COVID-19, usando a prática pedagógica on-line, com variadas ferramentas como: criação de site, mídia, blog, vídeo, games e software. Desta forma, os conceitos de Bioquímica foram conectados com o cotidiano do aluno, a partir do debate sobre alimentação e saúde. O seguinte apresenta a produção do jogo didático intitulado “Heredogame” para a revisão do conteúdo da Herança Mendeliana. O terceiro descreve uma prática laboratorial sobre o fenômeno da osmose, usando ovos de codorna. O último artigo propõe o uso de um “Bingo Didático” como forma alternativa de ensino-aprendizagem do processo da Degradação Oxidativa dos Carboidratos.Ressaltamos, também, a importância do diálogo e troca de experiências em torno da área de educação, convidando o público a participar da 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, a qual ocorrerá em Águas de Lindóia (5 - 8 set. 2022).Durante a reunião haverá um simpósio focando nas questões do ensino e aprendizagem pós pandemia da COVID-19, discutindo sobre quais boas experiências ficarão e quais não ficarão.A Revista deseja que os trabalhos deste número colaborem com a prática docente e que estimulem os leitores a também compartilharem as suas experiências em Bioquímica, Biologia Molecular e áreas correlatas no formato de artigos.Para finalizar, os editores agradecem, de forma especial, aos revisores por sua disponibilidade, críticas e sugestões nas avaliações. Atenciosamente, Profa. Dra. Vera T. TrindadeUFRGSEditora-chefeProf. Dr Gabriel G. HorninkUnifal-MGCo-editor
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