Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO ÂMBITO ESCOLAR: A POSIÇÃO DO PROFESSOR FRENTE ÀS SITUAÇÕES PRECONCEITUOSAS EM DUAS ESCOLAS NA CIDADE DE SINOP/MT/BRASIL

2016; Mato Grosso do Sul; Volume: 9; Issue: 20 Linguagem: Português

10.30681/rln.v9i20.7198

ISSN

1983-8018

Autores

Neusa Inês ́Philippsen, Josilene Pereira dos Santos,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Esta pesquisa é de cunho bibliográfico e estudo comparado, tem como objetivo analisar o preconceito linguístico em duas escolas da cidade de Sinop, uma localizada na região central e outra que se encontra mais próxima da zona rural. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, questionários e observações. A pesquisa visa apresentar reflexões e sugestões para a desmistificação do preconceito linguístico a partir de análises relativas à posição dos professores, nas escolas, diante de ações preconceituosas. Apresentamos, como construto teórico para esta investigação, a Sociolinguística Variacionista ou Teoria da Variação. Concluímos que os professores de Língua Portuguesa da Escola Jardim Paraíso, que estão atuando há mais de dez anos na sala de aula, não receberam na universidade formação para trabalharem com este tema, já os professores da Escola Nossa Senhora da Glória, que estão atuando há menos de dez anos, possuem estes conhecimentos. Além disso, verificou-se que os professores costumam corrigir as variedades “erradas” que os alunos utilizam.

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