Artigo Acesso aberto Revisado por pares

REVISÃO TEXTUAL PROFISSIONAL E CORREÇÃO TEXTUAL PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS DOIS PROCESSOS

2018; Mato Grosso do Sul; Volume: 11; Issue: 26 Linguagem: Português

10.30681/rln.v11i26.7367

ISSN

1983-8018

Autores

Francieli Matzenbacher Pinton, Halyne Maria Stefani do Porto,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

Este trabalho objetiva verificar em que medida as atividades de revisão textual e correção textual de cunho de pedagógico se aproximam ou se distanciam. Para isso, selecionamos dois manuais de revisão – Malta (2010) e Coelho Neto (2013) – e um material sobre correção textual escolar – Ruiz (2010) – e analisamos, comparativamente, o procedimento das atividades. Sobre revisão, identificamos: revisão por sinais, copidesque e revisão por comentários. Sobre a correção, identificamos os tipos indicativa, classificatória, resolutiva e textual-interativa. Considerando o propósito e o contexto das atividades, constatou-se que, embora ambas as tarefas busquem o aperfeiçoamento textual, cada uma exige uma formação profissional específica.

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