Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A POESIA, A CRIANÇA E A ESCOLA

2021; Mato Grosso do Sul; Volume: 14; Issue: 35 Linguagem: Português

10.30681/rln.v14i35.7596

ISSN

1983-8018

Autores

Benjamin Rodrigues Ferreira Filho, Shirlene Rohr de Souza,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Este ensaio discute a literatura na infância e o tratamento dado à poesia para a criança na escola. Em um primeiro momento, há uma discussão sobre os referenciais que orientam a compreensão das crianças em seus movimentos no mundo e como eles repercutem nas experiências cotidianas dos infantes. O texto destaca ainda algumas características da literatura infantil, de maneira geral, e da poesia, de maneira particular, com ênfase em alguns poetas como Olavo Bilac, Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes, Sidónio Muralha e Arnaldo Antunes. Na base teórica, Propp e Bergson ajudam a compreender as manifestações do humor na literatura; na base crítica, Maria da Glória Bordini, Nelly Novaes Coelho e outros ajudam a tratar mais pontualmente da literatura destinada às crianças.

Referência(s)
Altmetric
PlumX