
OBSOLESCÊNCIA DA HUMANIDADE
2022; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33871/27639657.2022.2.2.7054
ISSN2763-9657
AutoresWeslem Gimenez, Marta Nunes da Costa,
Tópico(s)Psychoanalysis and Social Critique
ResumoDesde 1945 estamos em uma era nuclear. O evento da bomba nuclear não trouxe apenas implicações de ordem militar, mas também de ordem técnica e filosófica. A partir de um exemplo de ficção - Akira - queremos, neste artigo, explorar as implicações de um desastre nuclear sob dois pontos de vista: do ponto de vista dos desafios éticos - repensando a relação meio-fim a partir da técnica e tecnologia e, após, do ponto de vista das condições de possibilidade da própria ética, na medida em que se trata, por um lado, da sobrevivência da espécie humana e, por outro lado, das condições necessárias e suficientes para uma vida que mereça ser vivida. Tendo como referências Günter Anders, Martin Heidegger e Hannah Arendt, autores que viveram e refletiram acerca do que significava viver em uma era nuclear, buscamos, através da ficção, oferecer um exemplo de articulação entre a pesquisa científica, a problematização filosófica e a prática de ensino de filosofia, tendo a escola como espaço privilegiado de atuação.
Referência(s)