
PRESLEY, UM HÍBRIDO MODÉLICO À AUDIOVISUALIDADE ATORAL
2022; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português
10.33871/19805071.2022.26.1.4429
ISSN1980-5071
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoAvento a hipótese de que a aparição de Elvis Presley nas mídias contextuais do seu período tempório atuacional instou um hibridismo modélico (astro-ator-autor-cantor-dancer) na audiovisualidade atoral, que passou a obrar sob outra perspectiva de atuação na grande seara do audiovisual, corporificando masculinidades. Nada obstante, busco traçar os aspectos concernentes à profissão de ator-cantor estelar empreendidos pelo artista, para justapor-se como modelo operativo à atorialidade audiovisual. Para tanto, tomo por objeto de análise o modus operandi de aparição de Elvis Presley, em duas vias: 1. extra-aparição audiovisual, sabendo de antemão que o artista se tratou de um ente híbrido (servindo as indústrias fonográfica e cinematográfica), eu perscruto suas cinesias de aparição via análise crítica de reviosionamento bibliográfico, detido, sobretudo na pragmática do star system alvitrada por teóricos como Edgar Morin e Jean-Claude Bernardet; e, 2. aparição audiovisual - emprego a metodologia de cruzamento de imagens de Etienne Samain, comparando imagens da estatuária grega da Antiguidade, em diálogo com as corporificações de Elvis Presley em suas figurações audiovisuais, em que pontuo que este fator conferiu-lhe autoria fílmica performando a corporificação dos filmes que atuava – praxeologia aventada por Patrick McGilligan. Abaliza-se que os intérpretes estritos passam a engendrar corporalidades masculinas múltiplas, desde as primeiras aparições de Presley. Outrossim, ele inaugura essa nova categoria atoral, de rock star-artista de cinema (cantores-estrelas representando cantores estrelas/similares, artistas de rock/bad boys), quase sempre buscando replicar o caráter modélico de disrupção do arquétipo masculino contumaz, caminhando pelas vias da liberdade de ser/estar que a cultura do rock'n'roll alastrava.
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