Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÕES NAS SALAS DE AULAS DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS BRASILEIRAS

2020; Volume: 6; Issue: 12 Linguagem: Português

10.33871/22385800.2017.6.12.371-396

ISSN

2238-5800

Autores

Reginaldo Ramos de Britto, Amanda Queiroz Moura, Carolina Azevedo França do Nascimento, Célia Regina Roncato, Denival Biotto Filho, Michele de Oliveira Ribeiro Figueiredo,

Tópico(s)

Diverse scientific research topics

Resumo

Durante o I Colóquio de Pesquisa em Educação Matemática Crítica, em 2016, ocorrido na UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Rio Claro, instalou-se o Grupo de trabalho Cenários para investigação e trabalho com projetos, ocupado em discutir essa temática dentro do contexto das escolas brasileiras. Neste artigo, apresentaremos relatos sobre alguns trabalhos desenvolvidos em escolas de níveis educacionais e regiões diferentes do país. Estas discussões concentram-se na problematização e reflexões que envolvem possíveis cenários para investigações, construídos em cada um dos espaços singulares de atuações de seus autores. São relatos de professores e pesquisadores que tem como inspiração a perspectiva da Educação Matemática Crítica para explorar como tais práticas podem trazer novos significados para o ensino e aprendizagem da matemática.

Referência(s)