Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O DIÁLOGO NOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA

2020; Volume: 6; Issue: 12 Linguagem: Português

10.33871/22385800.2017.6.12.221-245

ISSN

2238-5800

Autores

Raquel Fernanda Milani, Paula Andrea Grawieski Civiero, Daniela Alves Soares, Aldinete Silvino de Lima,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O texto tem por objetivo discutir possibilidades de diálogo nas aulas de matemática nos seis ambientes de aprendizagem apresentados por Ole Skovsmose. Trata-se de uma discussão teórica sobre o diálogo à luz da Educação Matemática Crítica. No percurso metodológico utiliza-se do debate teórico sobre a Educação Matemática Crítica como campo de estudo e de pesquisa para fundamentar o conceito de diálogo e discutir os elementos que constituem os ambientes de aprendizagem no paradigma do exercício e nos cenários para investigação. O estudo indica possibilidades para que a comunicação entre professor e alunos se aproxime do diálogo no paradigma do exercício. Nos ambientes de aprendizagem enraizados no paradigma do exercício, é possível mover-se em direção ao diálogo, colocando em ação alguns atos dialógicos, de modo que a fala seja compartilhada entre professor e alunos nas aulas de matemática. Assim, o diálogo, que pressupõe a relação sociopolítica e cultural, a mutualidade e a equidade entre os atores, para além de acontecer nos cenários para investigação, pode ser iniciado em ambientes caracterizados como educação matemática tradicional.

Referência(s)