Artigo Acesso aberto Produção Nacional

AS FACES DA COMBINATÓRIA NO COTIDIANO

2020; Volume: 4; Issue: 7 Linguagem: Português

10.33871/22385800.2015.4.7.225-244

ISSN

2238-5800

Autores

Pablo Egidio Lisboa da Silva, Maria de Jesus Gomes da Cunha, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

As situações envolvendo a Combinatória são vivenciadas constantemente em nosso cotidiano. Somos submetidos frequentemente a fazer escolhas, como, por exemplo, qual a roupa adequada ou a melhor maneira para organizar objetos em prateleiras de uma estante. Na sala de aula é importante que os exemplos sejam propostos a partir de situações do dia a dia, para que esseconhecimento seja formalizado eficazmente. A habilidade na resolução de problemas práticos primeiramente é vivenciada no cotidiano e só depois na sala de aula. Sendo assim, o conhecimento do aluno é resultado das experiências escolares e extraescolares. Diante desses fatos, a oficina aquirelatada pretendeu trabalhar problemas combinatórios (produto cartesiano, arranjo, permutação e combinação) e estimular a capacidade de organizar e elaborar problemas que envolvam o raciocínio combinatório. Para atingir os objetivos pretendidos, utilizamos situações comuns do dia a dia e fizemos uso de materiais manipuláveis para facilitar e dinamizar o trabalho. Concluímos que a inserção do material manipulável e as experiências cotidianas possibilitaram uma maior adesão às atividades e à construção dos conceitos da Combinatória de forma mais efetiva.

Referência(s)