
A MATEMÁTICA E O MUNDO AUTÍSTICO DE SOFIA: UMA DISCUSSÃO DE NUMERALIZAÇÃO A PARTIR DA TEORIA DAS AÇÕES MENTAIS POR ETAPAS
2020; Volume: 6; Issue: 10 Linguagem: Português
10.33871/22385800.2017.6.10.272-283
ISSN2238-5800
AutoresJanivaldo Pacheco Cordeiro, Allana Resende, Edmar Thiengo,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste estudo propôs uma intervenção no processo de aprendizagem de uma aluna autista referente ao conceito de número baseado na Teoria das Ações Mentais por Etapas. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por um conjunto de sintomas que afeta as áreas da socialização, comunicação e comportamento, e, dessas, a mais comprometida é a interação social. Em razão disso, buscou-se em Galperin o aporte teórico-metodológico para analisar e discutir os resultados advindos do processo de aprendizagem, uma vez que o teórico compartilha as ideias da psicologia histórico-cultural. A pesquisa foi realizada numa escola pública de Vila Velha – ES, tendo como sujeito participante Sofia, atendida na sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os resultados apontam a necessidade de o docente conhecer as características da síndrome, comotambém as peculiaridades da aluna. Não é possível afirmar que Sofia dominou o conceito do número um, todavia o uso da Teoria das Ações Mentais por Etapas possibilitou a materialização da ação a ser internalizada, haja vista que faz parte de uma de suas etapas. Além disso, percebeu-se com Sofia que sua aprendizagem pode ser expressa em momentos diferentes daqueles em que está sendo ensinada;suas respostas nem sempre correspondiam às perguntas feitas naquele momento.
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