
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTUDO DE NÚMEROS DECIMAIS
2020; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33871/22385800.2013.2.2.63-90
ISSN2238-5800
AutoresAdriana Fátima de Souza Miola, Patrícia Sândalo Pereira,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste artigo tem por finalidade apresentar os dados coletados nos encontros realizados no Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, quando da participação dos professores no Projeto de Extensão intitulado “Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA) na Formação e na Prática do Professor”. Nessa pesquisa investigamos os conhecimentos construídos e mobilizados acerca do ensino de números decimais. Para análise dos dados, foi utilizado omodelo teórico desenvolvido por Lee Shulman sobre a base de conhecimentos para o ensino, focando duas vertentes: o conhecimento específico e pedagógico do conteúdo. A formação do grupo possibilitou momentos de estudo, escolha, aplicação e reflexão, que conferiram situações muito ricas de construção ereconstrução de conhecimento. Os resultados revelaram lacunas nos conhecimentos dos professores observados em relação ao conceito de número decimal. Os encontros entre professores e pesquisadores contribuíram para que os sujeitos expusessem as suas dúvidas, refletindo sobre suas práticas e percebessem a necessidade dos conhecimentos específicos e pedagógicos de um conteúdo. As análises apontaram ainda que o trabalho realizado em grupo tem grande importância por considerar a reflexão sobre a prática, propiciando o desenvolvimento profissional dos sujeitos participantes.
Referência(s)