
MENOS COM MENOS É MENOS OU É MAIS? RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS INTEIROS NA SALA DE AULA
2020; Volume: 7; Issue: 14 Linguagem: Português
10.33871/22385800.2018.7.14.88-109
ISSN2238-5800
AutoresEvanilson Landim, Lícia de Souza Leão Maia,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoAfirmar que menos com menos é mais não é uma ação trivial, tampouco uma verdade que se sustenta em todas as situações. O artigo, ora apresentado, busca compreender as dificuldades eresistências de adolescentes, jovens e adultos escolarizados na compreensão dos conceitos relativos à multiplicação e à divisão de números inteiros. Foram feitas entrevistas clínicas com 32 estudantes já escolarizados na multiplicação e divisão de números inteiros. Os participantes responderam a 17 itens distribuídos em três questões elaboradas e analisadas a partir da teoria dos campos conceituais. Os resultados trouxeram à tona que, tanto os estudantes da EJA, quanto os do 8º ano do Ensino Fundamental ainda apresentam dificuldades na resolução de situações que envolvem a multiplicação e a divisão de números inteiros relativos.
Referência(s)