Artigo Acesso aberto Produção Nacional

EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PRESTADA POR ENFERMEIROS A PACIENTES COM HIPERTENSÃO NA PERSPECTIVA DOS CUIDADOS PRIMÁRIOS

2023; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português

10.25110/arqsaude.v27i2.2023-029

ISSN

1982-114X

Autores

Carlos Antonio De Lima Filho, Matheus Vinicius Barbosa Da Silva, Rayanna de Oliveira Santana, Ana Carolina Pessoa Fontes Barbosa, Fabiana Felipe De Oliveira, Maria Karoliny Claudino Da Silva, Maíra Beatriz Santos Da Silva, Kailânny Ewellyn Silva De Lira, Wagner Gonçalves Horta, Dennys Lapenda Fagundes, Fábio Antônio Praes Filho, João Victor Oliveira Cavalcanti, Elizandra Cássia da Silva Oliveira, Amanda de Oliveira Bernardino,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Objetivo: Descrever a importância do processo de educação em saúde realizado pelo enfermeiro aos pacientes hipertensos na atenção básica. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica, onde foram utilizados artigos científicos identificados nas bases de dados: SciELO, LILACS e MEDLINE. Um total de 4.427 estudos foram encontrados, após o refinamento oito foram selecionados para compor a amostra. Resultados: A estratégia educativa em saúde tem grande efetivação no tratamento da HAS, visto que o enfermeiro vai conhecer o paciente e direcioná-lo ao tratamento adequado, monitorando seu estado de saúde e evitando possíveis agravos. Contudo, o abandono do tratamento pelo cliente é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo o enfermeiro. Além disso, desafios no contexto do processo de trabalho em equipe e barreiras relacionadas à estrutura física nas unidades de saúde. Considerações finais: O enfermeiro exerce um papel importante dentro do contexto da hipertensão arterial. Trazendo a prática baseada em evidências como abordagem, garantindo adesão ao tratamento e o controle dos níveis pressóricos da HAS.

Referência(s)