
Headbangers em cartaz: geovisualizando os territórios de shows e a semiótica dos flyers da cena Heavy Metal de Belo Horizonte nos anos 1980 e 1990
2023; Volume: 5; Issue: 01 Linguagem: Português
10.46551/rvg26752395202312248
ISSN2675-2395
AutoresGleyber Eustáquio Calaça Silva,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoA presente pesquisa, de caráter interdisciplinar, congrega saberes oriundos das Ciências Humanas nos campos da Geografia em sua vertente cultural musical e das Linguagens no ramo da semiótica logrando mapear os territórios de shows da subcultura Heavy Metal na cidade de Belo Horizonte, nas décadas de 1980 e 1990. Para tal, o trabalho verticaliza a análise dos cartazes dos eventos da cena musical, angariados a partir de buscas em perfis midiáticos das bandas e em produções independentes feitas por adeptos do gênero. O mapeamento realizado, disposto para livre consulta na web, indica que os locais de shows de Heavy Metal passam por um contínuo movimento de desterritorialização e reterritorialização, estando dispersos em todas as regionais da cidade, com concentrações na área central. A análise exploratória da semiótica dos cartazes, compreendidos como elementos da territorialidade da cena, indica ainda a prevalência de alguns temas em sua confecção, os quais destacam-se guerreiros, soldados e menção a guerras; dessacralização de símbolos religiosos; indumentária e estética headbanger; e menção à morte, às trevas e figuras com feição de medo e desespero.
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