Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Report of educational interventions developed during supervised nursing internship in primary care

2023; Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.26694/reufpi.v11i1.2748

ISSN

2238-7234

Autores

Sabrina de Oliveira Carvalho, Carleandra da Silva Mota, Helyzabeth Rodrigues da Silva, Giovanna de Oliveira Libório Dourado, Adriana da Cunha Menezes Parente,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Objetivo: Relatar intervenções educativas desenvolvidas durante estágio supervisionado de enfermagem na Atenção Básica. Métodos: Trata-se de um relato de experiência de ações, durante o estágio curricular obrigatório do curso de enfermagem de uma universidade federal brasileira, no período de março a maio de 2022. Resultados: Foi realizado o reconhecimento inicial da unidade e, em seguida, foi inserido em um plano de estágio atividades de educação em saúde, humanização e acolhimento. Assim, foram produzidos dez materiais educativos: cuidados íntimos masculinos e femininos, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, combate ao Aedes aegypti, tuberculose, hanseníase, hipertensão, diabetes, alimentação infantil e saúde mental, junto a um suporte de parede personalizado para alocá-los e um painel infantil decorativo para o consultório de enfermagem. Houve ainda distribuição de barras de doce para clientes após a realização de exames na sala de coleta do serviço. Conclusão: A experiência permitiu a aproximação da rotina dos profissionais na Atenção Básica e participação das etapas relacionadas ao cuidado e gerenciamento em enfermagem. O estágio contribuiu para o desenvolvimento da autonomia e construção de identidade acadêmica da discente, agregando novos aprendizados para os profissionais e beneficiando diretamente a comunidade, mediante as intervenções de educação em saúde, humanização e acolhimento.

Referência(s)
Altmetric
PlumX