Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

processo de curricularização da extensão no curso de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Ibirité

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14393/ree-v21n22022-66273

ISSN

1982-7687

Autores

Fernanda Abbatepietro Novaes, Diogo Rodrigues Puchta,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

A publicação da Resolução CNE/CES nº 7/2018, que institui as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, provocou um incremento no debate sobre o papel da extensão universitária para o cumprimento da função social da Universidade, bem como a necessidade de reformulação dos currículos dos cursos de graduação. Este texto pretende relatar as reflexões e procedimentos adotados pelo curso de Educação Física da Universidade Estadual de Minas Gerais, unidade Ibirité, para o cumprimento da referida resolução. Partimos do entendimento de que a reivindicação de um espaço legítimo para as atividades extensionistas nos currículos implica em refutar o caráter acessório ou assistencialista, muitas vezes dado à extensão, e evidenciar seu potencial de transformação da sociedade e da própria universidade. Ao final, destacamos as perspectivas que vislumbramos para o curso e os desafios que estão colocados.

Referência(s)
Altmetric
PlumX