
Ensino de Matemática na pandemia:reflexões sobre os desafios de pibidianos
2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 9; Issue: 27 Linguagem: Português
10.30938/bocehm.v9i26.7472
ISSN2447-8504
AutoresJoão Vitor da Silva, Denysson Bruno Farias da Silva, João Ferreira da Silva Neto,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste artigo tem como objetivo identificar os principais desafios enfrentados pelos professores e alunos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID nas aulas remotas de Matemática de uma escola pública estadual de Palmeira dos Índios, Alagoas, Brasil. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa que se fundamentou em estudos sobre o ensino de Matemática e o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC, sobretudo àqueles que analisam o desenvolvimento de aulas online devido ao necessário distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus. O instrumento de coleta de dados constituiu-se de um questionário online semiestruturado aplicado junto a dois professores e oito licenciandos do curso de Matemática bolsistas do PIBID – UNEAL que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio das cidades alagoanas de Palmeira dos Índios e Arapiraca. O questionário foi composto por quatro questões objetivas e uma questão subjetiva que versavam sobre o ensino de Matemática e as dificuldades de ensino e aprendizagem, sobretudo nesse tempo remoto e as respostas foram analisadas a partir da perspectiva da Análise do Conteúdo. Os resultados obtidos apontam para o necessário investimento educacional, principalmente na formação docente relativa ao uso das TDIC e na ampliação do acesso a essas tecnologias. Como o ensino remoto se tornou o mais viável para o trabalho didático-pedagógico durante a pandemia, a identificação das dificuldades elencadas pode contribuir para uma análise crítica do ensino e da aprendizagem matemática, possibilitando a ampliação desta e de outras pesquisas sobre a problemática investigada.
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