Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

El currículo-imagen del videoclip: educando miradas sobre diferencias de género y sexualidad

2022; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 28; Linguagem: Português

10.26512/lc28202244188

ISSN

1981-0431

Autores

Alcidesio Oliveira da Silva,

Tópico(s)

Media and Digital Communication

Resumo

O que pode uma imagem? Inspirado em Deleuze e Guattari e nas teorias pós-críticas de currículo, objetivo, por meio de uma cartografia, compreender como o videoclipe Viðrar vel til loftárása, da banda Sigur Rós, proporciona uma experiência estética na educação do olhar para as diferenças de gênero e de sexualidade. Concluo argumentando que o currículo-imagem não apenas reconhece nossa capacidade de compreender cognitivamente o mundo ao nosso redor, com suas lógicas e medidas, mas também entende que os afetos são fundamentais para que possamos adentrar na superfície da alteridade, reconhecendo as diferenças, nutrindo-nos de uma participação mais criativa nas relações com o outro.

Referência(s)