Formação e atuação de orientadores neófitos em Educação em Ciências
2022; Volume: 18; Issue: 39 Linguagem: Português
10.21713/rbpg.v18i39.1828
ISSN2358-2332
Autores Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste artigo tem como objetivo compreender a formação e a atuação dos orientadores neófitos emEducação em Ciências por meio de suas disposições. Embora fundamentais para a pesquisa, osorientadores são pouco estudados e seu trabalho tende a ser visto como individual e artesanal. Faltaminterpretações teóricas que permitam compreender esses processos e apostamos que as disposições,noções propostas por Bernard Lahire, são capazes de contribuir nesse sentido. Analisamos asdisposições de três orientadores neófitos da área de Educação em Ciências, identificamos e discutimosaquelas que se relacionam mais diretamente ao seu trabalho como orientador revelando relações entresuas trajetórias pessoais e acadêmicas e sua atuação como orientadores por meio da análisedisposicional. Dialogamos com a escassa literatura sobre o tema apontando para a originalidade que adisposição promove ao entender a formação para a orientação como fruto de uma trajetória cujo inícioé muito anterior ao ingresso na universidade.
Referência(s)