
Relações entre a Aprendizagem de Pontos Críticos de Funções e os Registros de Representação Semiótica
2023; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 28; Issue: 78 Linguagem: Português
10.37001/emr.v28i78.2941
ISSN2317-904X
AutoresJosé Roberto Damasceno da Silva,
Tópico(s)Mathematics Education and Teaching Techniques
ResumoNesta pesquisa, buscou-se fazer um diagnóstico sobre como alunos que já cursaram a disciplina de Cálculo I demonstravam seus conhecimentos relativos aos conceitos de Pontos Críticos de Funções a partir da Teoria dos Registros de Representação de Raymond Duval. Para tanto, foi aplicado um teste a fim de se obter os dados analisados qualitativamente e quantitativamente. Concluímos que os alunos apresentam dificuldades para reconhecer e fazer conversões entre dois ou mais registros de representação para os conceitos de Pontos Críticos de Funções, por exemplo: converter um registro gráfico em simbólico ou em linguagem natural e vice-versa. Isso afeta a solução de problemas de otimização, pois não apresentam o domínio desses conceitos.
Referência(s)