Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ciberespaço e escola: dialogando com conhecimentos plurais

2023; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 24; Issue: 72 Linguagem: Português

10.12957/teias.2023.67489

ISSN

1982-0305

Autores

Elaine Conte, Fernanda Roth da Costa, Bernadeth Vital Avelino Filha,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O trabalho discute a escola em meio às urgências dos processos de elaboração do ciberespaço. A investigação se apoia em diligências voltadas a uma escola democratizada em tempos de cibercultura, que atenue os mecanismos da (info)exclusão. No âmbito das problematizações, justificamos nossas análises hermenêuticas em expoentes dessas discussões, especialmente Olgária Matos. Percebemos que uma escola configurada a partir de uma maior proximidade com as demandas do ciberespaço necessita, também, um entendimento ampliado e contextualizado da realidade, a fim de projetar uma potencialização ciberespacial num esforço mediatizado por processos educacionais. A escola pode ampliar seus lugares no mundo, no sentido de compreender-se como a forma mais plena de relacionamento com o mundo objetivo, subjetivo e social, como um ato permanente de conhecimento, uma ação política e estético-expressiva com os artefatos tecnológicos, que ampliam o campo de possibilidades da educação e a dialeticidade do ato criativo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX