Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Quando a peregrinação se torna produto midiático

2023; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 12; Issue: 21 Linguagem: Português

10.5752/p.2237-9967.2023v12n21p196-215

ISSN

2237-9967

Autores

Marco Túlio de Sousa, Ana Paula da Rosa,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Séculos atrás, peregrinos do Caminho de Santiago de Compostela eram desprovidos do contato com o lar por longos períodos enquanto estavam na rota. O relato da experiência era compartilhado com familiares e amigos apenas no retorno. A partir do século XX, telefones fixos, computadores conectados à internet e celulares reduziram o tempo necessário para compartilhamento dessa experiência com o mundo externo. Ao analisar narrativas de peregrinação publicadas na internet (Facebook, blogs), a pesquisa infere que a experiência íntima dos peregrinos converteu-se em produto midiático que, quando em circulação midiática, interfere tanto na construção da narrativa quanto no modo de vivenciar a experiência no Caminho.

Referência(s)
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