
Formação de professores em museus de ciências: análise de oficinas formativas do Espaço Ciência InterAtiva
2022; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 23; Issue: 71 Linguagem: Português
10.12957/teias.2022.64182
ISSN1982-0305
AutoresCarolina Barbosa dos Santos, Grazielle Rodrigues Pereira,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento e as contribuições de uma oficina temática durante a formação continuada para professores. A oficina foi baseada em fenômenos físicos de Óptica Geométrica que estão presentes no museu Espaço Ciência InterAtiva (ECI). A metodologia utilizada para a coleta de dados se deu por meio de questionários e entrevista semiestruturada. A pesquisa foi dividida em três etapas: visita ao ECI, realização da oficina e avaliação do curso. Identificou-se que a visita ao museu e a realização da oficina propiciaram aos professores uma oportunidade de construção de novos saberes nas áreas de Ciências, e a promoção de reflexões de forma crítica acerca de suas práticas pedagógicas. Pode-se inferir que este estudo evidenciou a importância dos museus de Ciências para a formação continuada de professores, possibilitando espaço de trocas de saberes.
Referência(s)