Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As concepções dos estudantes em relação ao protagonismo juvenil no Novo Ensino Médio

2023; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 30; Linguagem: Português

10.5335/rep.v30i0.14398

ISSN

2238-0302

Autores

Carina Tonieto, Caroline Simon Bellenzier, Chaiane Bukowski,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Este estudo apresenta as concepções de protagonismo juvenil dos estudantes de dez escolas que fizeram parte do projeto piloto do Rio Grande do Sul e tem como problemática: o que dizem os estudantes gaúchos a respeito do protagonismo juvenil após três anos de experiência nas escolas piloto? Trata-se de um estudo de caso com dez escolas-piloto do Rio Grande do Sul, que teve como sujeitos os estudantes do ensino médio. A pesquisa caracteriza-se como básica, exploratória-descritiva e qualitativa-quantitativa. Os dados coletados foram coletados por meio de um questionário e grupos focais. O referencial teórico adotado é pluralista e discute as concepções de juventudes, os níveis de participação juvenil na escola e a relação entre os documentos normativos e as práticas escolares (COSTA E VIEIRA, 2006; DEMO; SILVA, 2020; WELLER; 2014; CORTI; 2019; MOLL; GARCIA, 2014). Os resultados da pesquisa apontam que, por enquanto, nas escolas pesquisadas, está ocorrendo um pseudoprotagonismo juvenil, por meio de escolhas administradas e direcionadas dos itinerários formativos, as quais não têm contemplado a multiplicidade de interesses dos estudantes desapontando-os. No entanto, há a identificação do processo de escolha como uma novidade que agrada-os. Palavras-chave: Protagonismo juvenil; Reforma Ensino Médio; Lei 13.415/2017.

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