
A formação de leitores via Transposição Didática em quadrinhos: análise da obra literária “Os Miseráveis” de Victor Hugo
2023; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 43 Linguagem: Português
10.5585/43.2023.23627
ISSN1983-9294
AutoresArtenizia Leonel Dias, Gustavo Cunha de Araújo,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoTem como objetivo compreender o processo de alfabetização, letramento e formação de leitores na perspectiva da transposição didática da literatura clássica em história em quadrinhos para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Adotamos a abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, tendo como participantes crianças de uma turma de educação infantil. As atividades relacionadas com a obra clássica “Os Miseráveis” nos proporcionaram compreender que o processo de letramento foi bem percebido durante a realização das atividades. Esse processo foi significativo para que as crianças ampliassem o seu conhecimento de mundo. A pesquisa evidenciou também que a partir das atividades realizadas na leitura da obra literária, a maioria dos alunos se encontra em um nível de letramento acima do que se espera para sua faixa etária.
Referência(s)