Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Curricularização da extensão: a experiência do curso de administração pública da Faculdade de Ciências Aplicadas UNICAMP

2023; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 28; Linguagem: Português

10.12660/cgpc.v28.88038

ISSN

2236-5710

Autores

Angela Christina Lucas, Juliana Pires de Arruda Leite, Oswaldo Gonçalves, Paulo Van Noije, Rodrigo Ribeiro de Sousa,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

A emergência da chamada curricularização da extensão universitária, expressa em um marco legal recente, ao passo que vem reforçando o caráter indutor da extensão por mudanças concretas na pesquisa e no ensino tradicionais, coloca uma série de desafios para que as instituições de ensino superior (IES) se adaptem a essa nova realidade. É no esforço de promover a reflexão críticasobre iniciativas de integração entre práticas pedagógicas e extensionistas no Campo de Públicas que este artigo se insere. Nossos objetivos são problematizar e refletir a respeito dos desafios da curricularização da extensão nesse campo à luz da experiência do curso de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mediante metodologia de observação participante. O curso vem aprimorando suas práticas pedagógicas desde as novas Diretrizes Curriculares Nacionais, de 2014, e esse movimento ganhou impulso após a Resolução CNE/CES nº 7, de 2018, com a implementação de iniciativas que integram disciplinas em projetos de impacto social.

Referência(s)