Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DO TEMA QUEIMADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE RONDONÓPOLIS/MT

2023; INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.23926/rpd.2023.v8.n1.e23032.id1517

ISSN

2526-2149

Autores

Leonardo Álisson Pompermayer Verdério, Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

A prática de Queimadas é considerada comum para a limpeza de áreas/terrenos, visando principalmente à liberação de espaços para a agricultura e pecuária e para a queima de lixo doméstico. Considerando tal problemática, o objetivo deste estudo é caracterizar a abordagem do tema Queimadas nas aulas de ciências para o Ensino Fundamental II em escolas públicas de Rondonópolis/MT, a partir do trabalho desenvolvido por docentes. Para tanto, metodologicamente, foi realizada pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário semiestruturado a dez professores da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II do município de Rondonópolis/MT. Os resultados obtidos apontaram que todos os professores participantes consideram importante a abordagem do tema Queimadas nas aulas de ciências e fazem o uso do livro didático para tal abordagem. Os professores também fazem uso de recursos audiovisuais, como vídeos e imagens.

Referência(s)
Altmetric
PlumX