Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ASCENSÃO DO CONCEITO DE PERSONALIDADE NA TEORIA DA ATIVIDADE DE ESTUDO

2022; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18224/educ.v25i1.12530

ISSN

1983-7771

Autores

Flávia da Silva Ferreira Asbahr, Andréa Maturano Longarezi,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Neste artigo, fruto de pesquisa teórica, tem-se como finalidade analisar a ascensão do conceito de personalidade na Teoria da Atividade de Estudo (TAE), ao longo da história de constituição do sistema didático soviético Elkonin–Davidov–Repkin, realçando as abordagens das escolas de Moscou e de Kharkiv, com foco para as contribuições de D. B. Elkonin e V. V. Davidov para a primeira escola; e de V. V. Repkin e A. K. Dusavitskii para a segunda. O grupo de Moscou inaugura o trabalho experimental dentro dessa abordagem tendo como eixo central a compreensão do papel da escola na promoção do desenvolvimento do pensamento teórico. A personalidade não protagonizou os estudos nesta escola que avançou na investigação acerca da formação do conceito científico e das ações mentais como produto da atividade de estudo (AE), realçando a dimensão cognitiva da aprendizagem desenvolvimental. O grupo de Kharkiv, por sua vez, assume o sujeito e a personalidade como premissas e finalidades da AE e traz contribuições fundamentais para a estrutura e objetivo dessa atividade, tendo em vista levar o aluno da condição de “executor” da tarefa de estudo colocada pelo professor à condição de sujeito que pensa e coloca para si próprio a tarefa. O trabalho realizado por V. V. Repkin, A. K. Dusavitskii e os vários colaboradores que compuseram com eles a escola de Kharkiv foi crucial e representa uma importante contribuição para o estudo da personalidade na relação com a AE no contexto deste sistema didático.

Referência(s)